08 setembro 2016

Certificado de Residência ou Comprovativo de Morada

Bom dia!
O certificado de residência ou comprovativo de morada é um assunto muito importante no qual me deparei por estes dias aqui. Não sei porque havia colocado na minha cabeça que o documento mais importante e o primeiro a ser feito seria o NIF - Número de Identificação Fiscal. Mas não.. é a belezura do certificado de residência.

Para que serve? 
Serve para certificar que és residente em Portugal, para a solicitação do NIF/NISS/Cartão Cidadão para registrar-se em um centro de saúde, para abrir conta em um banco de Portugal, etc.

Onde fazer? 
Na Junta da Freguesia do local onde moras.

O que é Junta de Freguesia? 
Segundo o senhor Wikipedia "é o órgão executivo colegial de cada uma das freguesias de Portugal". Em um português mais claro e direto - a junção dos "bairros" e para cada junção destes "bairros" há uma Junta de Freguesia de Coimbra, isso na minha ótica um pouco distorcida e POR FAVOR me corrijam se eu estiver errada.

Como fazer? 
Quem possui dupla nacionalidade portuguesa - meu caso.
Depois de saber onde vais morar, procure no google qual a Junta de Freguesia do local onde moras. Na Junta onde eu moro, recebi um documento na qual deveria preencher com meus dados pessoais e logo abaixo ser assinado por duas pessoas residentes da Junta ou assinado e carimbado por dois comerciantes locais.
O próprio locatário do seu quarto ou do seu apê podes assinar, OU, coloque um lindo sorriso no rosto e peça no comércio. Há sempre pessoas dispostas a ajudar, sim.
Volte a Junta e entregue o documento, o certificado é emitido no mesmo dia, com o pagamento de uma taxa. Não se esqueça, é importante levar um documento de identificação com foto.
Obs.: Embora tenha a dupla nacionalidade, repare no seu bilhete de identidade ou cartão cidadão o local da sua morada nela descrita. Se a sua documentação portuguesa foi feita no Brasil, a sua morada será seu endereço no BR, e ao chegar em Portugal deve alterar essa morada através desse documento.

IMPORTANTE
A própria Universidade de Coimbra se encarrega de fornecer as informações sobre este procedimento, logo relato meu caso em específico, onde possuo a dupla nacionalidade e vim cursar mestrado.

Nesse link da UC podes obter mais informações:

Junta Freguesias de Coimbra:

Espero ter colaborado em algo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário