23 agosto 2018

5 dicas para encontrar lugar para morar em Coimbra

Bom dia Brasil! Boa tarde Portugal!

Turubom?!

Hoje vim compartilhar 5 dicas importantes para encontrar um lugar para morar em Coimbra! Vamos lá?

1. Por onde começar a procurar?
Primeiro esqueça a ferramenta de pesquisa do Google e utilize a do Facebook. Para encontrar seu "cafofo", o Facebook conta com diversos grupos sobre arrendamentos quartos, estúdios, moradia, apartamento, etc. 
O senhorios (como são chamados os locatários aqui em Portugal) divulgam fotos, localização e preço dos seus imóveis nestes grupos, e você poderá entrar em contato diretamente com eles sem a intermediação de terceiros.

Aqui vai a dica de alguns grupos:
Casas/Quarto para arrenda em Coimbra até 400 euros
Quartos Coimbra/ Room Coimbra
Quartos, casas, apartamentos Coimbra

2. Qual o melhor lugar?
Primeiro se questione quais são as suas prioridades: morar perto da faculdade, do mercado, da academia, preço barato. Definir um critério facilita o tempo dispendido para se locomover para os outros lugares, bem como o custo da locomoção.

Por exemplo, tinha aulas 3x na semana na faculdade de Direito e também gostava de estudar na biblioteca. Considerando estes fatores a minha opção foi buscar lugares próximos a faculdade de Direito e diminuir o custo com passagens de autocarro, já iria de segunda a sexta para lá. A partir desse critério, busquei ruas próximas a Faculdade de Direito (Polo I). 

Assim, qual a sua prioridade? onde está localizado o Polo da sua faculdade? quais são os horários dos autocarro para a faculdade? posso ir a pé? qual a distância para ir ao mercado? qual o valor do táxi? gosto de lugares quietos ou agitados?

3. Quarto? Estúdio? Residência Universitária? Qual a melhor opção?
A escolha do tipo de residência nem sempre é fácil, em Coimbra as opções de morada são: quartos, estúdios, T0 (ou T1), apartamentos, casas, alojamento da Universidade, residências universitárias e repúblicas, pensionatos, etc. É importante sabermos sobre o nosso perfil e o perfil dessas residências, e avaliar qual é a melhor opção para nós.

Primeiro, estabeleça o limite do valor que PODERÁ de fato pagar. O seu orçamento conduz ao tipo de morada, sendo o principal critério para escolher uma morada no local pretendido. Pergunte ao senhorio, se para além do valor mensal há mais despesas que devem ser pagas a parte. Algumas moradas, incluem no valor do arrendamento as despesas e outras não (como por exemplo, água, luz, internet, gás); caso não esteja inclusa pergunte qual o valor de base dessas despesas.

Assim, se o teu orçamento for de 200 euros por mês para despesas com moradia, saiba que é mais provável que encontre quartos, alojamento estudantil da Universidade, repúblicas e pensões.

Segundo, dentro desse limite as opções encontradas se enquadram no meu perfil enquanto pessoa? Ou seja, estou de fato disposto a conviver com terceiros dentro de uma casa? Consigo compartilhar banheiro e/ou cozinha? Ou estou mesmo disposto a viver sozinho dentro de um estúdio? Ter este tipo de autoconhecimento ajuda a evitar conflitos com as pessoas e uma série de aborrecimentos.

Por último, pesquise bastante sobre o local que vai morar.

4. Informações antes de fechar o contrato
Antes de fechar o contrato com o senhorio certifique-se de algumas informações básicas sobre o arrendamento como: contrato; o prazo máximo para pagamento; a duração do contrato; depósito da caução; quais as despesas inclusas (água, internet, gás, energia).

Você também poderá perguntar sobre: uso da máquina de lavar e secadora (pago ou gratuito); se a casa dispõe de utensílios domésticos para utilização; ferro de passar; eletrodomésticos; aquecedor (o inverno costuma ser rigoroso para alguns brasileiros e as casas portuguesas não tem aquecedor); regras de convivência da casa; animais domésticos; se o senhorio reside na casa (essa é importante!). Enfim, coloque todas as suas dúvidas ao senhorio!

Na internet sempre encontramos alguns perfis suspeitos oferecendo moradia, fotos enganadoras, informações imprecisas de endereço da residência. Em qualquer dúvida, por menor que seja, não transfira dinheiro e não se submeta a pressão dos senhorios.

5. Dica de ouro
Caso ainda tenha dúvidas sobre onde morar, a dica é: se hospede em um hostel/airbnb/hotel e deixe para conhecer os locais e o senhorio pessoalmente. Nada como uma boa inspeção in loco e conversa olho no olho com o senhorio, não é mesmo?  Lembre-se depois que fechar o contrato, caso queira rescindir antes do combinado há sempre multas. Então, não se afobe!

Aqui vai uma dica extra: a melhor época para procurar residência é entre o mês de julho e agosto. Este período representa as férias decorrentes do término do ano letivo iniciado no mês de setembro. Assim, durante estes meses a maioria das casas ficam vagas aumentando a oferta, por outro lado a procura ainda é baixa, uma vez que os portugueses iniciam a busca no período mais próximo ao início das aulas (ou quando no início das aulas). 

Mas mesmo assim, durante todo o ano é possível encontrar o seu cafofo, certo? Não se afobe! kkkkk

Esperto ter te ajudado com dicas simples para encontrar sua morada em Coimbra!
Caso queira informações mais detalhadas, escreva aqui nos comentários!






Nenhum comentário:

Postar um comentário